Notas para um recomeço

Esta tese termina com algumas notas para um recomeço, com a certeza de que as respostas e argumentos trazidos ao longo do trabalho suscitam outros desdobramentos e novas investigações. Pelos temas abordados, a pesquisa abre a possibilidade de diálogos entre os campos da filosofia, da imagem, da história do design e da prática do design gráfico em interfaces digitais. E pode ser melhor compreendida pela sua proposta teórico-metodológica considerando o modo como olhamos para a imagem sob a ótica projetual do design contemporâneo.

A hipótese “As imagens que circulam nas redes constituem artefatos gráficos e informacionais, e representam novos paradigmas estéticos no campo da cultura visual e do design gráfico contemporâneo”, traz uma discussão em torno da potencialidade desses pequenos cartazes dissidentes nas redes: as imagens-mensagens.

A questão central interroga o papel do design como ferramenta mediadora para a criação, visualização e análise das estéticas emergentes das redes. Com o objetivo de desvendar a imagem-mensagem como temática de estudo, a pesquisa responde às questões por meio de experimentos gráficos – os sites Calendário Dissidente e Pantone Político, além do ensaio audiovisual Glossário Imageria. Tais interfaces estão em permanente diálogo com as discussões teóricas, estruturadas em três capítulos: 1) A imagem no design, 2) Modos de ver e 3) Imageria. As duas galerias de imagens, Design de Impacto e Uso de IA para fins artísticos e curatoriais, ambas compostas de trabalhos de designers e artistas, estão conectadas aos experimentos e cumprem com a finalidade de situar os resultados da pesquisa no campo do design e da artemídia numa espécie de arqueologia de trabalhos criativos.

Para além de uma peça de design gráfico e de apuro estético, a imagem-mensagem – denominada aqui como artefato gráfico e informacional – está vinculada a contextos sociopolíticos e às renovações tecnológicas, políticas de visualização e de apagamento do que é produzido e veiculado nas redes sociais. Estão em constantes deslocamentos e sujeitas às adições estéticas e às transformações de significados, decorrentes da circulação e interação dos usuários dos aplicativos. Portanto, analisá-las é um desafio e um ato de pesquisa contínuo.

A complexidade em delimitar a discussão conceitual em torno das imagens-mensagens sugeriu que a pesquisa assumisse contornos elásticos. Seja no aspecto formal da tese, apresentada no suporte online de um site, na proposição dos experimentos gráficos e na elaboração das próprias ferramentas de pesquisa, como também na extensão de alguns temas, incluindo, por exemplo, o Glossário Imageria, composto de tipologias relacionadas à imagem digital, ou ainda, no Apêndice, onde são apresentadas as funções do objeto calendário a partir de uma perspectiva histórica. Como designer gráfica e autora, a autonomia ao definir o formato da tese foi fundamental e, neste caso, a escolha pela linguagem projetual para responder aos desafios propostos foi uma premissa.

 

Notas para um recomeço

  1. A prática projetual é uma estratégia de investigação a ser incentivada para designer gráficos e pesquisadores: organiza fontes, temas, conceitos e processos metodológicos.
  2. A cultura do design e a cultura visual, somadas ao campo das humanidades digitais, são linhas de estudos complementares para a análise semântica da imagem-mensagem.
  3. O uso de Inteligência Artificial supervisionada para fins criativos e curatoria(i)s é uma potente ferramenta. A subjetividade da máquina e os erros de interpretação de imagem possibilitam a compreensão das limitações da ferramenta, das camadas invisibilizadas dos processos de visão computacional e das políticas das plataformas.
  4. O Calendário Dissidente é um inventário da memória gráfica e política brasileira de um período histórico relevante (de 2018 a 2021) e contribui com um arquivo organizado e indexado, disponível em um site aberto e de fácil acesso ao público.
  5. O Pantone Político representa uma peça de design de informação e possibilita a leitura das notícias e a compreensão do contexto sociopolítico das peças gráficas publicadas no Calendário Dissidente.
  6. O Glossário Imageria é uma publicação que merece continuidade e pode ganhar autonomia na medida que oferece uma informação mais ampla sobre as tipologias da imagem contemporânea.
  7. O site – imageria.fau.usp.br – foi definido como principal suporte para a leitura desta tese e reforça seu caráter sistêmico. A publicação também está disponível para download em pdf, o que amplia a possibilidade de trocas com outros pesquisadores dos campos da imagem e do design, além do público em geral.

 

Que a dissidência seja norteadora de outras manifestações criativas e científicas.