Resumo

As imagens que circulam nas redes constituem artefatos gráficos e informacionais e representam novos paradigmas no campo da cultura visual e do design gráfico contemporâneo. A partir desta afirmação, a tese investiga a linguagem visual dessa imageria e o papel do design como ferramenta mediadora para a criação, visualização e arquivamento das estéticas das redes. Os aportes teóricos articulam-se em torno dos experimentos gráficos Calendário Dissidente: cultura visual e memória política brasileira, Pantone Político e Glossário Imageria. E estão estruturados em três pilares: A imagem no design, Modos de ver e Imageria.

No capítulo A imagem no design, definimos a imagem-mensagem, termo usado para caracterizar esta peça gráfica com multifunções informacionais e narrativas. Investigamos essas imagens dissidentes a partir de um recorte histórico – as eleições presidenciais em 2018, até os dois primeiros anos da gestão de Jair Bolsonaro, em 2020 – relacionando os acontecimentos das ruas e a produção e circulação de narrativas no Instagram.

O site Calendário Dissidente utiliza-se de um design de informação para arquivar e expor cronologicamente as imagens pela metodologia de visualização de dados extraídos através das hashtags #designativista, #desenhosopelademocracia, #coleraalegria, #mariellepresente, #foragarimpoforacovid e #projetemos. O site Pantone Político foi criado para combater as fakenews sobre a pandemia do coronavírus. O projeto utiliza-se de extração de dados textuais do Twitter por meio de jogos de linguagem. Ambos estão disponibilizados para o público.

O segundo capítulo, Modos de ver, apresenta as estratégias metodológicas propostas para a classificação das imagens. Propõe uma análise semântica e interdisciplinar, a partir da cultura do design. Uma segunda abordagem envolve o uso de Inteligências Artificais (IAs) e um processo de design set de criação de classificadores (rotuladores de imagens) a partir de paradigmas estéticos. Aponta a subjetividade humana e maquínica envolvida no processo de treinamento e na interpretação das múltiplas linguagens empregadas nesses objetos.

Por fim, o capítulo Imageria discute as tipologias da imagem digital apresentando uma visão caleidoscópica sob a perspectiva da cultura visual e das novas tecnologias amalgamadas às imagens. O Glossário Imageria compila quarenta e oito verbetes editados para elucidar as discussões ao longo da pesquisa e acompanha um ensaio audiovisual. Os conteúdos dos capítulos estão inter-relacionados e traçam um diálogo com as galerias Design de impacto (cartazes dissidentes de outros períodos da história) e Uso de IA para fins artísticos e curatoriais (instalações, sites e imagens de artistas que usam criticamente essas ferramentas).

Desta maneira, a tese apresenta uma perspectiva teórico-metodológica para investigarmos a imageria das redes sob a ótica projetual do design. Encontra-se disponível em www.imageria.usp.br.

 

Palavras-chave: design gráfico; design dissidente; imagem digital; visão computacional; memória gráfica; Instagram.

 

Abstract

The image-message: visual culture and design of dissent in online networks

 

The images that circulate in online networks constitute graphic and informational artifacts and represent new paradigms in the field of visual culture and contemporary graphic design. From this statement, this thesis investigates the visual language of this imagery and the role of design as a mediating tool for the creation, visualization and archiving of the aesthetics of social networks. Theoretical contributions are articulated around the graphic experiments Calendar of Dissent: visual culture and Brazilian political memory, Political Pantone and Imagery Glossary. They are structured around three pillars: Image in Design, Ways of seeing and Imagery.

In the first chapter, Image in Design, we defined the image-message, a term used to characterize this graphic piece with informational and narrative multifunctions. We investigate these dissenting images from a historical perspective – the Brazilian presidential elections in 2018, until the first two years of Jair Bolsonaro’s administration, in 2020 – relating the events on the streets and the production and circulation of narratives on Instagram.

The Calendar of Dissent website uses an information design to archive and chronologically display the images by the methodology of visualization of extracted data through the hashtags #designativista, #desenhospelademocracia, #coleraalegria, #designativista, #mariellepresente, #foragarimpoforacovid and #projetemos.

The Political Pantone website was created to fight fake news about the coronavirus pandemic. The project uses textual data extraction from Twitter through language games. Both are available to the general public.

The second chapter, Ways of seeing, presents the methodological strategies proposed for image classification. It proposes a semantic and interdisciplinary analysis, based on the culture of design.

A second approach involves the use of AIs and a design set process to create classifiers (image labelers) from aesthetic paradigms. It points to the human and machinic subjectivities involved in the training process and in the interpretation of the multiple languages used in these objects.

Finally, the Imagery chapter discusses the typologies of the digital image presenting a kaleidoscopic view from the perspective of visual culture and new technologies entangled to images. The Imagery Glossary compiles forty eight edited entries to elucidate the discussions throughout this research. The contents of the chapters are interrelated and establish a dialogue with the galleries Impact design (dissenting posters from other periods in history) and Using AI for artistic and curatorial purposes (installations, websites and images by artists who use these tools critically).

In this way, this thesis presents a theoretical-methodological perspective to investigate the imagery of online networks from the project perspective of contemporary design and can be accessed at www.imageria.usp.br.

 

Keywords: graphic design; design of dissent; digital image; computer vision; graphic memory; Instagram

 

 


Catalogação na Publicação
Serviço Técnico de Biblioteca
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

 

Prata, Didiana
A imagem-mensagem: cultura visual e design dissidente
nas redes / Didiana Prata; orientador Giselle Beiguelman. –
São Paulo, 2022.
249 f.
Tese (Doutorado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
da Universidade de São Paulo. Área de concentração: Design.

  1. Design Gráfico. 2. Cultura Visual. 3. Redes Sociais.
  2. Memória Gráfica. I. Beiguelman, Giselle, orient. II.

Título.


Elaborada eletronicamente através do formulário disponível em: <http://www.fau.usp.br/fichacatalografica/>